MAGOS & MAGIA


Magia (não confundir com mágica ou truque) antigamente chamada de GRANDE Ciência Sagrada pelos Magos, é um estudo dos segredos da natureza e a sua relação com o homem, criando assim um conjunto de teorias e práticas que visam ao desenvolvimento INTEGRAL das faculdades internas espirituais e ocultas do Homem, até que este tenha o domínio total sobre si mesmo e sobre as forças da natureza.
Alguns segmentos da magia tem características ritualísticas e cerimoniais que visam ENTRAR em contato com os aspectos ocultos do Universo e das Divindades.

SEGMENTO DUVIDOSO DA MAGIA

Afirma-se que por meio de rituais, orações, ou invocações é possível fazer com que forças ocultas atuem sobre o ambiente, modificando por exemplo, a vontade, o agir, ou o destino das pessoas. Essa concepção, no entanto, é tida COMO irracional pela ciência.

ETIMOLOGIA

A etimologia da palavra Magia, provém da Língua Persa, magus ou magi, que significa sábio.

Da palavra "magi" também surgiram outras tais COMO "magister", "magista", "magistério", "magistral", "magno", etc.

Também pode significar algo que exerce fascínio, num sentido moderno, COMO por exemplo quando se fala da magia do cinema.
Há REGISTROS de práticas mágicas em diversas épocas e civilizações. 

Supõe-se que o caçador primitivo, entre outras motivações, desenhava a presa na parede da caverna antevendo o sucesso da caça.

Posteriormente adquiriu o ritual de enterrar os mortos e nomeou as forças da natureza que desconhecia, dando origem à primeira tentativa de compreensão da realidade, o que chamamos de mito.

Daí alguns segmentos da filosofia e das religiões desenvolverem rituais em que convocam as divindades e os seus deuses, assim com o passar dos tempos foram criadas diversas mitos que passaram a ser consideradas dogmas de FÉ em diversas religiões - Que são princípios em que estão alicerçados alguns elementos da crença das religiões.

Segundo o Novo Testamento bíblico, por exemplo, são três magos os primeiros a dar as boas vindas a Jesus recém-nascido. No Velho Testamento, há a disputa mágica entre Moisés e os Magos Egípcios. Nos Vedas, no Bhagavad Gita, no Alcorão, nos diversos textos sagrados existem relatos similares.

Praticamente todas as religiões preservaram suas atividades mágicas ritualísticas, que se confundem com a própria prática religiosa - a celebração da Comunhão pelos católicos, a incorporação de entidades pelos médiuns espíritas, a prece diária do muçulmano voltado para Meca ou ainda o sigilo (símbolo) do caboclo riscado no chão pelo umbandista.

Os antigos acreditavam no poder dos homens e que através de magia eles poderiam comandar os deuses.

Assim, os deuses são, na verdade, os poderes ocultos e latentes na natureza.

Durante o período da Inquisição, as bruxas e feiticeiras foram perseguidas, julgadas e queimadas vivas pela Igreja Católica, pois esta acreditava que a magia estava relacionada com o diabo e suas manifestações, mesmo que dentro dos próprios textos e rituais da igreja existissem práticas de magia em forma de rituais.

Os que eram queimados nas fogueiras e de outras formas bárbaras, eram condenados por serem PAGÃOS, não eram batizados, tanto que antes de serem executados lhe perguntavam se abriam mão de suas crenças pagãs em nome de Jesus.

A VERDADEIRA MAGIA

A magia, segundo os MAGOS, é muitas vezes descrita COMO uma ciência que estuda todos os aspectos latentes do ser humano e das manifestações da natureza.

Trata-se assim de uma forma de encarar a vida sob um aspecto MAIS elevado e espiritual.

Os magos, utilizando-se de atividades místicas e de autoconhecimento, buscam a sabedoria e a elevação de potencialidades do ser-humano.

A magia é também a ciência de simpatia e similaridade mútua, COMO a ciência da comunicação direta com as forças sutis, um conhecimento prático dos mistérios na natureza, intimamente relacionada as disciplinas ditas ocultas.

O hermetismo do antigo Egito, a Alquimia, a Gnose, a Astrologia. Para Aleister Crowley, é "a ARTE de provocar mudanças a partir da vontade" No final do século XIX ressurgiu, principalmente após a publicação do livro A Doutrina Secreta, de Helena Petrovna Blavatsky e pela atuação da Ordem Hermética do Amanhecer Dourado (Hermetic ORDER of the Golden Dawn), na Inglaterra, que reviveu a magia ritualística e cerimonial.

A prática da magia requer o aprendizado (pelo iniciado, pelo xamã, pelo sacerdote, etc.) de diversas técnicas de autocontrole mental, COMO a meditação e a visualização.

ALEGORIAS DE ALGUNS SEGMENTOS DA MAGIA

Franz Bardon, proeminente mago do século XX, afirmava que tais exercícios tem COMO objetivo equilibrar os quatro elementos PRESENTES na psique do mago, condição indispensável para que o praticante pudesse se envolver com energias mais sutis, COMO a evocação e a invocação de entidades, espíritos e elementais (seres da Natureza), dentro de seu círculo mágico de proteção. Outras práticas mágicas incluem rituais como o de iniciação, o de consagração das armas mágicas, a projeção astral, rituais festivos pagãos de celebração, manipulação de símbolos e outros com objetivos particulares.

Magia Contemporânea e Teosofia

A magia contemporânea encontra raízes no trabalho de iniciados como Eliphas Levi e Papus. A Teosofia, ou a moderna Teosofia, tem como um de seus fundadores Helena Petrovna Blavatsky, que foi buscar no oriente a fonte de seu importante sistema filosófico.
Este sistema não se apresenta exatamente como os sistemas utilizados pelos estudiosos de magia, mas, antes, pretende transmitir o conhecimento esotérico UNIVERSAL que estaria contido em toda e qualquer tradição filosófica ou religiosa.
Blavatsky considera, por exemplo, que todos os homens são magos no sentido último da palavra, pois todos podem utilizar o poder criador, seja através do pensamento, palavra ou ação.

MAGIA NA IGREJA LAICA UNIVERSAL

A Magia UNIVERSAL pode ser definida como: ato de manipular energias espirituais, utilizando-se de toda e qualquer forma de Magia existente, independente de sua origem, através de objetos de qualquer natureza, ações ou reações, com objetivo de alcançar desejos próprios, de terceiros ou do coletivo.

Objetivos na Magia Universal de acordo com seus seguidores: auto-conhecimento, auto-controle, elevação espiritual e intelectual, equilíbrio social e emocional, domínio do próprio destino;

Código de Ética da Magia Universal: Sinceridade, verdade, humildade, respeito aos seus fundamentos e práticas religiosas e aos demais segmentos religiosos independente de sua origem, respeito à todo ser humano ou espiritual independente de sua posição social, raça ou crença; Proteger os fundamentos secretos da Magia Universal e a todos ligados a ela, direta ou indiretamente quando assim solicitarem sigilo;

Não influenciar terceiros em sua decisão de iniciar-se ou não na Magia Universal;

Em qualquer momento que citamos o sujeito deve sempre ser considerado como masculino e para o feminino, ou seja, qualquer degrau da Magia Universal, pode ser ocupado tanto por homens quanto por mulheres, independente de sua cor, raça, ocupação social ou orientação sexual.

Nesta doutrina os adeptos são conhecidos como:

Discípulos: aqueles que seguem as orientações e ensinamentos de seu Mestre, buscam contribuir com seu trabalho e seu esforço pessoal para o entendimento e o melhoramento do grupo que participa;

Mestre: aquele que tem o domínios de algum tipo de dom natural, seja na arte, na filosofia natural (não acadêmica), no exercício do pensamento, entre outros, que possa de forma equilibrada exercer atração magnética com as coisas que executa, é o domínio consciente do carisma;

Mago: É dentro dessa entidade a autoridade máxima, não existindo um número limitado para esse posto, pois a união faz a força, juntos somos um.

O Mestre chama todos os integrantes de seu Clã de discípulos, jamais chama-os de “filhos”.

Os Discípulos chamam os Patriarcas da entidade de Mago, jamais de Pai ou Mãe;

Não existem padrinhos ou madrinhas, apenas testemunhas;

Não existem beijos nas mãos como “pedido de benção”, a forma de saudação entre os integrantes, independente de seu degrau, é um aperto de mão estendido, ou seja, a mão de um aperta o antebraço do outro;

Em virtude de não haver o tratamento e simbolismo de “família” dentro da Magia Universal, podem existir relações de qualquer natureza entre seus integrantes, Discípulos com Discípulos e Discípulos com Mestre.

Assim funciona do Graus dentro da IGREJA LAICA UNIVERSAL.


ESTUDO SOBRE O SIGNIFICADO DA MAGIA DE FORMA GERAL

(o estudo da enciclopédia não inclui os conceitos de MAGIA adotados dentro da Igreja Laica Universal que são totalmente diferenciados de todas as outras pois não incorpora rituais, ou sacrifícios, ficando mais nos exercícios físicos e mentais).





EXERCÍCIO DA MAGIA.

Parte 1

O Mago pode ser um elemento comum, que tem todas as potencialidades por excelência, advindos de sua própria natureza, inerentes ao seu querer, ter ou não conhecimento desse potencial, sendo possível viver toda a vida sem conhecer, ou desenvolver as práticas que poderiam lhe desvendar diversos mistérios de sua vida, tais como: conflitos existenciais, dependências químicas, físicas e mentais, enfermidades leves e graves, impulsividade descontrolada, agressividade, inquietação e confusão mental, dotes artísticos, hiperatividade, falta de concentração, etc.

Quando em algum momento o MAGO em potencial, desperta para a magia, entra em estado de desespero e pode cair em uma depressão profunda pelas revelações que lhe são fornecidas pelo seu próprio inconsciente e que estavam adormecidas em um "arquivo morto" - onde residem as informações ancestrais, que em alguns segmentos religiosos se chama de espiritualidade ancestral.

O conflito e a depressão acontece pelo fato de existir um confronto entre tudo o que lhe foi ensinado, o que ele aprendeu na vida, com os pais, com a escola, na universidade, na igreja, em seus estudos pessoais e o que lhe é revelado, que dependendo da capacidade de absorção do indivíduo pode funcionar como confirmações, e muito como negação dos ensinamentos adquiridos. Isso causa angústia e depressão pelo poder do choque existencial.
.
À partir desse ponto o indivíduo nunca mais será o mesmo e terá que decidir entre uma vida superficial, comum, ou se entregar aos mandamentos da MAGIA que é um caminho difícil e muito complicado, pois a mesma não é algo que se aceita com facilidade - daí muitos segmentos da magia serem ocultos e sem divulgação.

Na realidade os MAGOS UNIVERSAIS, entendem que essas informações estão contidas em nosso código genético, são repassados por gerações e gerações desde o princípio do ramo familiar.

O acesso a essas informações precisa de provocação, seja interior ou exterior, para que possa eclodir.

Em geral o indivíduo que passa pelo processo de "iluminação" - em alguns segmentos também chamado de Gestalt (Qual é o princípio básico da Gestalt? Em termos mais gerais, é o conjunto de entidades físicas, biológicas, fisiológicas ou simbólicas que juntas formam um conceito, padrão ou configuração unificado que é maior que a soma de suas PARTES), que é algo individual e interior, pode acontecer a qualquer indivíduo com ou sem orientação da magia.

Quando isso acontece sem orientação de quem tem conhecimento de magia o indivíduo atribui a "revelação" desses conhecimentos interiores a qualquer que seja a sua instrução religiosa, criando assim arquétipos, ou mitos para dar sentido prático ao que pensa ter o domínio.

Quando o indivíduo tem sensibilidade e curiosidade em termos mais elevados e menos superficiais, pode encontrar todas as respostas aos seus questionamentos em meditação natural.

É muito frequente os MAGOS UNIVERSAIS - NATURAIS, entrarem facilmente em estado meditativo desde muito cedo e sem ter consciência desse potencial - Geralmente acontece na infância quando ficam parados, estáticos, imóveis - É nesse instante em que o elemento se encontra totalmente vazio de pensamento que ele interage com as forças da natureza e com seu eu interior e recebe de forma inconsciente informações sobre os mais variados temas e níveis do conhecimento.

São informações que o elemento pode nem saber como utilizar, mas que vão passar a estar em um outro nível de "arquivo" que pode ser acessado à qualquer instante quando se fizer necessário ou houver uma provocação externa.




EXERCÍCIO DA MAGIA 

Parte 2

LIGAÇÕES ENERGÉTICAS E NEURAIS


O ser humano tem potencialidades que desconhece, por isso deixa de perceber determinadas coisas, que estão em um plano muito sutil de nosso cérebro, ou em nossa memória corporal.

O poder de nossa mente é ainda em muito desconhecido, podemos ter capacidades surpreendentes no que se refere a algumas coisas que até hoje são apenas teorias e carecem de comprovação de fato.

Existem situações em que, um indivíduo, diante de um acidente, tem que mover algo muito superior ao seu próprio peso e sem que possa explicar, move o obstáculo com uma força descomunal.

Existem pessoas que tem premunição de algo que está por acontecer, sem que para isso tenha qualquer tipo de preparação ou treinamento.

Existe uma linha de pensamento, que é experienciada, de que temos a capacidade de nos projetarmos em um futuro próximo e antever de forma inconsciente aos fatos que estão por vir, o que daria uma explicação para a ação reflexa, que nos protege no instante em que algo ou alguém está para nos atingir de forma agressiva ou fatal.

O treinamento insistente das ações reflexas, em artes marciais diversas e em outras práticas, nos alertam e aguçam os sentidos nessa direção, fazendo-nos mais alertas a esse instinto natural, mas que é negligenciado pela maioria.

O aprofundamento nessa técnica de defesa instintiva, poderá abrir ligações neurais, que nos levará mais distante, em tempo e espaço no futuro.

Isso acontece com alguns misticos em diversas correntes religiosas espalhadas pelo mundo, em que, por meio de treinamento exaustivo ou de substancias que tem o poder de abrir a percepção extra sensorial essas pessoas conseguem não apenas ver o que vai lhes acontecer, como também o que poderá acontecer com terceiros. Bastando para isso ter um contato mais real com a outra pessoa.

Nada disso está ligado a coisas sobre naturais, muito pelo contrário, são faculdades inerentes ao ser humano.
O que nos distancia dessas práticas e capacidades mais sutis é o dia a dia, os condicionamentos sociais, pois, para que se possa desenvolver essas potencialidade é necessário tempo e dedicação permanentes.

Quando nos colocamos nessa direção, algumas ligações em nosso organismo começam a acontecer. Começamos a ter acesso a partes distantes de nosso inconsciente, começamos a perceber as ligações entre os nossos neurônios e com atividades que antes desconhecíamos e que de forma normal, não podem ser explicadas, mas que estão lá, presentes.

O acesso ao nosso Eu desconhecido e potencialmente superior a nós mesmos é um aprofundamento pessoal, que só depende de cada um, e não pode ser ensinado, só se pode orientar e observar.

Em magia, que é o estudo do Ser interior e o despertar de Nós mesmos, podemos dizer que a sabedoria reside dentro de nós, a verdade esta dentro de nós - muitas vezes esse despertar é tão chocante e contraditório que muitos resolvem abandonar o caminho e seguir por uma trilha menos "acidentada" - muito do que sabemos, ou acreditamos ser a verdade suprema, passa a ser algo tão infantil e sem sentido que chega a ameaçar nossos alicerces mais solidificados e estruturantes, nos deixando literalmente sem chão.

É algo que não pode ser explicado com palavras e sempre que se tenta ha contradições e argumentos dentro da logica humana que nos tornam até impotentes para discutir o assunto.

Por que isso acontece? porque a lógica é algo criado pelos seres humanos, ela não existe, esse é um dos princípios da magia, o universo é caótico e paradoxal, assim normalmente contraditório e isso nos causa frisson, insegurança, até mesmo medo do desconhecido, do até então inexplicável, mas que é intimamente conhecido e até de certa forma confortável, pelo sentimento de poder estar navegando em um universo onde os mistérios são algo que só estão presentes no plano material.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça sua reflexão sobre esse tema.