domingo, 7 de dezembro de 2014

UMA LUZ NA ESCURIDÃO



" A maior coragem no mundo é aceitar tudo o que a vida lhe dá. E é nisto que eu estou a tentar ajudá-lo, a aceitar tudo o que a vida lhe der e a aceitá-lo com uma humildade profunda, como um presente. E quando digo isto, incluo até aquelas coisas que a sociedade o condicionou a considerar erradas ou más. 

Aceite o sexo e daí virá então um florescimento; virá um brahmacharya, uma pureza, uma inocência, virá daí uma virgindade – isso vai ser uma transcendência.

A pessoa transcende-se através da experiência.


Ao caminhar pelas alamedas escuras da vida, os olhos da pessoa ficam treinados e ela começa a ver a luz mesmo na escuridão. Que beleza existe em você conseguir ver a luz quando é dia? 


A beleza existe quando, na noite mais escura, os seus olhos estão tão treinados na escuridão que você consegue ver o dia que lá se esconde. 

Quando, na noite mais escura, os seus olhos estão tão treinados na escuridão que você consegue ver o dia que lá se esconde. 

Quando, na noite mais segura, você consegue ver a manhã, então a beleza existe, então você conseguiu. 

Quando no mais baixo você consegue ver o mais alto, quando mesmo no inferno você consegue criar um céu, então, nessa altura você tornou-se o artista da vida. E o tantra quer fazer de si o artista da vida – que não nega, que diz sim.

Aceite e, a pouco e pouco, vai sentir que quanto mais aceitar, menor é o desejo. Se aceita, como é que o desejo lá pode estar? Qualquer que seja a situação neste momento, aceite-a. 


E então não haverá nenhum movimento para mais nada. Você vive momento a momento em profunda aceitação. Cresce sem haver aí nenhum objectivo, sem haver aí nenhum desejo de ir a algum lado e de ser alguma coisa ou alguém diferente.

O tantra diz “seja você mesmo” – e esse é o único ser que pode alguma vez alcançar. Com a aceitação, o desejo desaparece. 


Com a aceitação, surge a ausência de desejo no ser. Você não pratica isto, não o impõe a si mesmo. Você não corta os seus desejos – eles desaparecem só por aceitar.

E quando, de súbito, surge um momento em que você aceita totalmente e todos os desejos desapareceram, dá-se uma iluminação súbita. 


De repente, sem fazer nada, ela acontece. Esse é o maior presente que esta existência lhe pode dar.

Esta é a atitude tântrica em relação à vida. Não há nenhuma outra vida a não ser esta e não há nenhum outro mundo a não ser este. 


Este samrasa é o nirvana. Você só tem de ser um pouco mais compreensivo, de aceitar mais, de ser mais como uma criança, menos egoísta."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça sua reflexão sobre esse tema.