terça-feira, 30 de dezembro de 2014

O SOFRIMENTO


O sofrimento é um estado de inconsciência. Somos desgraçados porque não somos conscientes do que estamos fazendo do que estamos pensando, pelo que estamos sentindo... e por isso nos contradizemos continuamente, a cada momento.

A ação vai em uma direção, o pensamento em outra, o sentimento está em outra parte. Vamos fazendo pedaços, cada vez estamos mais fragmentados. Isso é o sofrimento: perdemos integração, perdemos unidade. Perdemos por completo o centro, somos uma simples periferia.


E naturalmente, uma vida que não seja harmoniosa está condenada a ser miserável, trágica, uma carga que terá que levar como se fosse um posso de sofrimento. 

Quão máximo a gente pode fazer é conseguir que este sofrimento seja menos doloroso.

E existem mil e uma classes de estorva dores. Não só estão as drogas e o álcool: a religião também se utilizou a modo de ópio. Deixa às pessoas drogadas.

E naturalmente, todas as religiões estão contra as drogas, porque elas mesmas se dedicam ao mesmo negócio; estão contra os competidores.
Se a gente tomar ópio, pode ser que deixe de ser religiosa; pode ser que já não tenha necessidade de ser religiosa. 

Se já encontraram o ópio, por que teriam que incomodar-se com a religião?

E o ópio é mais barato, exige menos compromisso. Se a gente fumar maconha, tomar LSD e outras drogas mais sofisticadas, é natural que não seja religiosa, porque a religião é uma droga muito primitiva. Por isso todas as religiões estão contra as drogas.

A razão não é que estejam verdadeiramente contra as drogas. 

A razão é que as drogas são competidores e, é obvio, se pode impedir que a gente use drogas será mais fácil que caiam nas armadilhas dos sacerdotes, porque essa é a única saída que fica. 

É uma espécie de monopólio: no mercado só fica seu ópio e todo o resto se declara ilegal.

Vivemos dentro do sofrimento; existem duas maneiras de sair dele: a primeira consiste em converter-se em meditador: alerta, acordado, consciente... e isso é algo muito difícil.

Necessita-se coragem. A maneira mais corajosa consiste em encontrar algo que te possa deixar ainda mais inconsciente do que já está, para que não possa sentir o sofrimento.

Encontra algo que te deixe totalmente insensível, algo que te intoxique, algum anestésico que te deixe tão inconsciente que possa escapar a essa inconsciência e esquecer todas suas ansiedades, angústias sem sentidos. "

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça sua reflexão sobre esse tema.